Como foram votados os vereadores nas eleições de 2020 em BH

Na eleição para vereadores em Belo Horizonte em 2020, foram 1.513 candidatos concorrendo por 27 partidos. A análise do desempenho de cada um deles e de seus respectivos partidos pelas regionais da cidade, bairros, locais de votação, zonais e seções mostra como foi a representatividade de cada um e de seu partido na cidade naquele momento. A distribuição dos votos brancos (VBP) e votos nulos (VNP), assim como o voto na legenda (nome de cada partido), contribui para vermos a insatisfação e o apoio partidário dos eleitores belorizontinos naquele pleito.

O vereador mais votado foi Duda Salabert-PDT com 17.613 votos, eleita na eleição seguinte como Deputada Federal. Em segundo lugar, “foi eleita” a legenda do Partido Social Democrata-PSD, partido do então candidato a prefeito vencedor, Alexandre Kalil, que totalizou 34.220 votos. Entretanto, é preciso registrar que os votos nulo (112.054) e o voto em branco (110.705) totalizaram 15,95% dos votos dados, assinalando um amplo espaço político a ser conquistado.

Os candidatos do PSD somaram 134.187 votos, sendo o único partido a receber votação superior aos votos em branco e votos nulos. Os candidatos do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade obtiveram 97.731, segundo melhor desempenho partidário. Em 3º lugar, veio a REDE – Rede Sustentabilidade com 89.099 votos e, em 4º, o PT – Partido dos Trabalhadores com 80.151 votos.

No painel a seguir, com dados finais do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, você pode pesquisar pelo nome do candidato, pela sigla e número do partido, além de escolher qual o critério de distribuição regional mais adequado para análise (zona, seção, local de votação, regional ou bairro). Caso queira, você pode marcar múltiplas seleções e solicitar ‘Exportar Dados’ para análises próprias.