
O Estado das Coisas é uma iniciativa civil, sem fins lucrativos, de caráter social e cultural, isenta de quaisquer preconceitos ou discriminação de raça, gênero, credo religioso, cor ou política, que se propõe a debater temas da agenda brasileira de modo produtivo, respeitoso e humano, rechaçando condutas e posicionamentos autoritários.
A iniciativa Estado das Coisas tem como missão promover o debate sobre problemas e alternativas para o desenvolvimento econômico e social e a gestão democrática e republicana do Estado Brasileiro, estimulando e apoiando abordagens que avancem na superação da exclusão social e na participação direta do cidadão nos assuntos públicos.
Irá atuar em torno de 4 (quatro) temas de reflexão:
- Democracia
- Desenvolvimento Econômico e Social
- Políticas e Finanças Públicas
- Novo Projeto para o Brasil
Os temas serão desenvolvidos à luz da realidade do país e do Estado de Minas Gerais. Como subtema, a iniciativa irá trabalhar com a memória da política e da gestão pública em Minas Gerais
Os temas de Estado das Coisas são supervisionados por um Conselho Editorial, que tem como objetivo geral definir a agenda de debates e garantir a promoção do contraditório de modo solidário e não ofensivo, em sintonia com princípios de convivência democrática e republicana, assim como de promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável.
A iniciativa é mantida com a colaboração financeira dos leitores. Conta com o apoio logístico da FGW Cursos e Editorações.
São colaboradores fundadores da iniciativa:
- Fernando Pimentel
- Flávia Mourão
- Francisco Moreira
- Marco Antônio Castello Branco
- Marco Antônio Resende
- Marco Aurélio Crocco
- Murilo Valadares
- Wieland Silberschneider