Lula diz que está cedo para discutir candidato a prefeito em BH

Presidente Lula em entrevista à Rádio Itatiaia

Em visita a Belo Horizonte, no dia 08 de fevereiro, para divulgar investimentos do Governo Federal em Minas Gerais, o Presidente Lula concedeu entrevista à jornalista Edilene Lopes da Rádio Itatiaia. Abordou diversos temas como a relação com o Governador Zema, eleições 2026, questões internacionais e falou sobre o cenário eleitoral em Belo Horizonte.

Em cerca de 3 minutos de sua entrevista, Lula mandou um recado claro: a candidatura em Beagá vai ser definida no contexto de governabilidade de seu governo no momento certo. Lula alfineta o ex-prefeito Kalil, que não compareceu ao jantar oferecido pelo ex-ministro Walfrido dos Mares Guia: Kalil precisa decidir o que quer ser. Fala de sua gratidão ao atual Prefeito Fuad Noman, que o apoiou em 2022. Lembra que o Partido dos Trabalhadores em Belo Horizonte está querendo ter um candidato, num tom que dá ênfase mais ao desejo do que à certeza. Elogia Rogério Correia como um “batalhador incansável” e ressalta a natureza de sua candidatura de postulante a Prefeito, dizendo que ele tem “total possibilidade de ser candidato”.

Introduzindo o tema das eleições municipais, Lula é categórico: “está cedo para discutir”. Aponta que o cenário requer avaliar quem nós vamos enfrentar. É preciso atuar para “não cometer o erro de entregar Belo Horizonte a um candidato de extremamente direita ou fascista“. Segundo o Presidente, “como nós ainda temos tempo, a gente só tem de ter um pouco de paciência”. A rapidez não é a melhor amiga para decisão política. É preciso esperar a febre baixar para tomar decisões, decidir no momento certo qual candidato apoiar.

Quando indagado sobre potenciais candidatos da ultradireita como Bruno Engler (PL) e Nicholas Ferreira (PL), Lula ressalta que “é preciso fazer uma análise política sobre o que significa um cidadão fascista, um cidadão negacionista, ganhar uma cidade como Belo Horizonte”. Lembra as administrações de Célio de Castro (PSB), Fernando Pimentel (PT) e Kalil (PSD) como extraordinárias experiências de governos democráticos em BH.

A hora de definir o candidato para disputa em BH, entretanto, não é agora.

Sobre admin 2 Artigos
Estado das Coisas é uma iniciativa civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o debate sobre os processos e alternativas em curso para o desenvolvimento econômico e social e o aprimoramento da democracia no país, por meio da defesa da gestão republicana e democrática.